quinta-feira, 4 de setembro de 2008

¨Textos Humorísticos¨


Segundo linguístas, é no humor e nos momentos de aparentes descontrações de uso da linguagem que vamos encontrar os mecanismos de produção de efeitos de sentido, os quais, de maneira aparentemente contraditória, mostrarão as possibilidades e as riquezas da língua.
O humor está presente na vida, não somente nas piadas que correm de boca em boca, e nos textos de humor.A importância do uso de textos que estejam mais próximos da realidade do aluno para o estudo da sintaxe é expressa por Eduardo Calbucci, doutorando em Línguistica pela USP , professor de português e co-autor do material didático do Anglo: ¨Não se pode analisar uma oração como quem autopsia um cadáver. É preciso mostrar, como dizia Bakhtin(linguísta russo), a materialidade do signo línguistico¨, para o percursor ser mais dinâmico, e divertido , para crianças e adolescentes.
Textos humorísticos sendo analisados deve se levar em conta ,
-nível fonológico
-nível lexical
-nível sintático

-nível semântico

-nível morfológico, entre outros.
Veja estas charges sobre futebol.



Comentemos o primeiro quadrinho (análise lexical) , trata-se do Palmeiras, popularmente chamado de ¨porco¨e ¨verdão¨.Faz refêrencia a uma viagem do time para a cidade de Guarulhos-PE (2003), onde jogaria uma partida decisiva, que decidiria a volta da equipe paulista a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.Na análise linguística , o destaque é para a duplicidade dos sentidos de ¨segunda¨, que tanto pode significar a segunda classe do avião, como a segunda divisão do campeonato . Ou ainda por outro ângulo, uma passagem para a segunda divisão , como uma passagem para Guarulhos.

Na segunda charge, o time Santos desputa a final do campeonato brasileiro de 2002, com o Corinthians , respectivos ¨peixe¨e ¨gambá¨, onde o Santos vence casando o Corinthians com a vice liderança.

Nenhum comentário:

Blogas