segunda-feira, 10 de novembro de 2008

¨Patativa do Assaré¨




"Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, (Assaré,1909 — 2002) foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro.
Uma das principais figuras da poesia oral nordestina do século XX."


"“Cá no sertão eu infrento
A fome, a dô e a misera.
P’ra sê poeta divera
Precisa tê sofrimento…”
(Cante lá que eu canto cá),
¨¨¨¨
“Pois aqui vive o matuto
De ferramento na mão.
A sua comida é sempre
Mio, farinha e fejão”
(Coisas do meu sertão)
¨¨¨¨¨¨
“Meu verso rastêro, singelo e sem graça,
Não entra na praça, no rico salão,
Meu verso só entra no campo e na roça
Nas pobre paiça, da serra ao sertão”
(O poeta da roça)."


***Prosas escritas por ¨Patativa do Assaré¨




¨Vaca Estrela e Boi Fubá¨

Seu dotor me dê licença pra minha história contar.
Hoje eu tô na terra estranha, é bem triste p meu penar
Mas ja fui muito feliz vivendo no meu lugar.
Eu tinha cavalo bom e gostava de campear.
E todo dia aboiava na porteira do curral,
Ê ê ê ê la a a a a ê ê ê ê Vaca Estrela,
ô ô ô ô Boi Fubá.
...
Eu sou filho do Nordeste, não nego meu naturá
Mas uma seca medonha me tangeu de lá pra cá
Lá eu tinha meu gadinho, num é bom nem imaginar.
Minha linda Vaca Estrela e o meu belo Boi Fubá
Quando era de tardizinha eu começava a boiar
Ê ê ê ê la a a a a ê ê ê ê Vaca Estrela
ô ô ô ô Boi Fubá.
...
Aquela seca medonha fez tudo se atrapalhar,
Não nasceu capim no campo para o gado sustentar
O sertão esturricou, fez os açude secar
Morreu minha Vaca Estrela, ja acabou meu Boi Fubá
Perdi tudo quanto tinha, nunca mais pude boiar
ê ê ê la a a a a ê ê ê ê Vaca Estrela,
ô ô ô ô Boi Fubá.
...
Hoje nas terra do sul, longe do torrão natá
Quando eu vejo em minha frente uma boiada passar,
As água corre dos olho , começo logo a chorá
Lembro a minha Vaca Estrela e o meu lindo Boi Fubá
Com saudade do Nordeste, dá vontade de boiar
Ê ê ê ê la a a a a ê ê ê ê Vaca Estrela,
ô ô ô ô Boi Fubá.

Nenhum comentário:

Blogas