domingo, 23 de novembro de 2008

Avaliação sobre o curso " Alfabetização e Linguagem"

O curso me possibilitou a uma reflexão crítico-pedagógica, onde pude analisar minha prática e o desenvolvimento tanto no sentido investigativo quanto metodológico do uso da língua portuguesa.
Durante os encontros fui reconstruindo as concepções de alfabetização fundamentadas em conceitos lingüísticos. E graças ao perfil do curso adquiri técnicas quanto aos aspectos gramaticais, à parte de desenvolvimento de idéias, a coerência textual, gênero textual entre outros.
Em se tratando em acompanhar nossos alunos em produção textual, que a meu ver, é a grande dificuldade, que a coerência interna das idéias é o ponto-chave numa produção bem sucedida. Com as informações recebidas os alunos também obtiveram êxitos e isso me alegrou bastante. As contribuições por mim enumeradas são baseadas em todos os encontros; sempre saí com algo que pudesse ser repassado a alguém. Obtive um crescimento tanto na alfabetização e linguagem quanto na produção do blog.
Construí meu blog com dificuldades, meio sem jeito, com ajuda de minha filha e amigos, mas no final ficou minha cara.
Agora já adquiri até “certa” prática e verifiquei que a era digital está ligada diretamente à escola e ao mundo de hoje, que nossos alunos ficam mais interessados quando a aula está associada à tecnologia. Essa aprendizagem para mim foi excelente.
Pude perceber que muita coisa mudou em minha maneira de pensar, agir e interagir com os alunos.
Um dos assuntos de grande relevância que permeou todos os encontros foi variação lingüística, que foi muito bem explorada. Os tutores, Lenita e Maurício são profissionais realmente capacitados e com uma empatia formidável. Enfim, em minha prática docente de Pedagoga de Equipe de Atendimento/Apoio à Aprendizagem, tenho a função de estimular os alunos ao gosto pela leitura e escrita, contribuir para a construção da identidade cultural e social de nossos alunos.

Nenhum comentário:

Blogas