domingo, 20 de julho de 2008

Norma Ortográfica

A escola deve ser vista como lugar onde o aluno precisa aprender a pensar sobre a língua e tratá-la como objeto de reflexão. A norma ortográfica deve ser mostrada como está estruturada e o que é irregular na ortografia. Pensando dessa foram é que o professor deve fazer um diagnóstico dos tipos de erros que os alunos cometem a fim de planejar a aprendizagem da ortografia.
Como estratégia didática para ensinar ortografia foi apresentado um texto de Chico Bento onde reproduzia a variedade linguística que caracteriza uma cultura caipira do interior de São paulo.
É evidente que se "Traduzirmos" a fala de Chico Bento para a norma-padrão estaremos eliminando tudo o que ela tem de original, estaremos transformando-a numa fala artificial em relação ao personagem.
Esse cuidado o educador deve ter ao usar um texto com determinada variedade linguística.
A ortografia requer regras e estratégias específicas, onde cada caso é um caso e o professor bem seguro com material esclarecedor que possa ajudá-lo em sala de aula.
O papel da fonética e da folonologia no Ensino da Língua, podem ser uma ferramenta útil para conduzir nosso aluno ao mundo das letras.
Segundo Vigotsky, para aprender a escrever a criança precisa fazer uma descoberta básica - a saber, que ela pode desenhar não apenas coisas, mas também a própria fala. No início da alfabetização, as criamças pensam haver um casamento monogâmico entre letra e som. Nós professores, devemos aproveitar esse momento e explorar a correspondência biunívoca entre as poucas letras em que ela se dá: p/b/t/d/f/v/a.
Na fase inicial de aprendizagem é compreensível que nossos alunos cometam erros de ortografia. Não podemos nos assustar , censurar ou diminuir a produção de textos na dia-a-dia. O trabalho de reescrita é fundamental para os alunos avançarem na escrita mas não podemos esperar que eles aprendam ortografia "com o tempo". Um ensino sistemático, que leve gradativamente à reflexão sobre suas dificuldades o ajudará desenvolver o gosto pela escrita.

Nenhum comentário:

Blogas