quarta-feira, 16 de julho de 2008

Análise do Livro Didático

Para iniciar a análise do livro didático, é importante lembrar sobre o papel do professor, como um mediador da aprendizagem, refletindo com o pensamento de Tiago Melo.
“Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar”.
A necessidade do livro didático na organização do trabalho pedagógico, onde refletir sobre a textualidade, a complexa relação entre linguagem e sociedade, a partir do conceito de variação linguística são situações que necessitam de preparo minucioso.
O livro didático é um suporte para o trabalho pedagógico, mas se não for bem explorado poderá ser uma arma contra o professor.
Nesse encontro foi também avaliado a utilização do poema em sala de aula, as diversas formas de estimular os alunos na produção de textos poéticos. Vimos que três textos estão intr-ligados: O texto, a Linguagem e a Interação. O professor deve buscar situações práticas em um contexto real e conduzir a reflexão teórica de maneira integrada com as atividades didático-pedagógicas que constituem o cotidiano do profissional que trabalha com a linguagem.
É importante ressaltar que texto é qualquer unidade significativa, que apresenta, como relevantes, características de coerência e coesão.

Nenhum comentário:

Blogas